22 de Agosto

Prefeitura lança Programa Criança Feliz em Ouricuri

A Prefeitura de Ouricuri, através da Secretaria de Assistência Social, adere oficialmente ao programa ‘Criança Feliz do Governo Federal, ato aconteceu na tarde desta sexta-feira(18) no bairro Laura Coelho, contou com as presenças do Prefeito Ricardo Ramos, da Vice-Prefeita Drª Gildevania Melo, da Secretária de Assistência Social, Karol Barros, Secretários Municipais, Vereadores e população em geral.

Atendendo o convite da gestão, as mães não mediram esforços para comparecer e conhecer um pouco mais do Programa e os seus benefícios, que atenderá de início 200 famílias em situação de vulnerabilidade. Na oportunidade foi apresentada a equipe que irá trabalhar diretamente com as famílias.

O programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) foi lançado em outubro do ano passado e tem como objetivo fortalecer as políticas públicas para a primeira infância e promover o desenvolvimento infantil em parceria com Estados e Municípios.

O programa aderido pela Secretaria Municipal de Assistência Social priorizará gestantes e crianças de até três anos de idade beneficiárias do Programa Bolsa Família, além de crianças de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada e as afastadas do convívio familiar por medida protetiva (crianças obrigadas).

As famílias da zona urbana e rural serão acompanhadas por profissionais capacitados, que farão visitas domiciliares periódicas. Além disso, o ‘Criança Feliz’ integrará ações coordenadas em várias áreas, como saúde, assistência social, educação cultura e esporte.

Para a secretária de Assistência Social, Karol Barros, o programa é uma importante ferramenta para que as famílias com crianças de até seis anos possam ter o seu desenvolvimento de forma integral – “Cuidar, proteger, estimular e brincar são os maiores investimentos que podem ser feitos no início da vida”, sublinha.

De acordo com a secretária, a equipe que fará as visitas, foi toda capacitada, e o levantamento das famílias vai ser feito por meio do Cadastro Único e o desenvolvimento de um plano de ação nas áreas dos três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. A meta é prestar atendimento a 200 famílias em Ouricuri nos próximos meses.

O prefeito Ricardo Ramos iniciou agradecendo a presença de todos e reafirmou que a gestão “Trabalho e Amor”, terá o compromisso não só com este programa, mas com todos os programas sociais que o município é beneficiado, pois as famílias precisam desta atenção especial.  “Estamos felizes por lançar o Programa Criança Feliz, pois estaremos mais perto das crianças e de seus lares, convivendo com os problemas e buscando soluções” ressaltou o prefeito Ricardo Ramos.

Para participar do programa, é necessário que as famílias mantenham os dados do Cadastro Único atualizados.