04 de Agosto

Prefeitura de Ouricuri inicia processo para elaboração do PPA

Educação, saúde, segurança pública, infraestrutura e abastecimento de água foram as principais áreas citadas pelos moradores do Povoado de Barra de São Pedro, durante a escuta pública realizada nesta quinta-feira(03/08). Uma equipe formada por representantes de todas as secretarias do governo municipal de Ouricuri esteve nesta região rural do município para obter da população as sugestões sobre as prioridades locais.

A Prefeitura de Ouricuri, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, está convocando a população de todo o município de Ouricuri para participar das audiências públicas populares para apresentação e discussão do Projeto de Lei do Plano Plurianual – PPA, para o quadriênio compreendido entre os exercícios de 2018 a 2021.

“A participação popular é necessária e deverá ser organizada de maneira a propiciar o acesso da população à discussão do orçamento do município, da forma mais ampla possível”, disse o prefeito Ricardo Ramos.

O principal objetivo dessas audiências públicas é evidenciar à população acerca das demandas em cada área temática, em encontros a ser realizados na zona rural e na sede do município. A partir de então, a comunidade irá auxiliar na definição das prioridades para os próximos quatro anos.

A vereadora, Adelucia Clea, disse que “sem planejamento a gente não sabe para onde vai”, e frisou a importância de um planejamento na administração pública, por essa razão todos os segmentos sociais estão convidados. Além da Vereadora Adelucia Clea, esteve participando também da 1ª audiência pública que aconteceu no distrito de Barra de São Pedro, os vereadores, Giba, Alex Bar, Galeguim Dantas, Nen do Cross e irmão Daniel.

“Contamos com a participação de pessoas físicas, entidades de classe, associações de bairro, sindicatos, e outras entidades da sociedade civil organizada”, Queremos um PPA participativo, pois ninguém conhece melhor seu município do que seu próprio povo, disse a Coordenadora da escuta pública do PPA Salete Soares.

O que é Plano Plurianual?

O PPA – Plano Plurianual é um instrumento de planejamento e uma obrigação constitucional que a união, os Estados e os municípios têm que cumprir no primeiro ano de governo, com validade até o primeiro ano do próximo governo.

O planejamento das ações para os próximos anos contempla, no médio prazo, a definição das estratégias, a configuração das estruturas e processos de trabalho e o dimensionamento de recursos em bases direcionadas para os resultados, refletindo todo o programa de governo.

Calendário das Audiências Públicas do PPA nas Comunidades de 03 à 10 de agosto

03/08 das 08h às 12h – Distrito de Barra de São Pedro(Ginásio)

04/08 das 08h às 12h – Povoado de Santa Rita(Creche)

07/08 das 08h às 11h – Povoado do Cara Branca(Escola)

07/08 das 11h às 15h – Povoado do vidéu(Escola)

07/08 das 15h às 18h – Povoado da Extrema(Associação)

08/07 das 08h às 10h – Passagem das Pedras(Igreja)

08/07 das 11h às 15h – Povoado do Jatobá(Escola)

09/07 das 08h às 12h – Povoado do jacaré(Escola)

09/07 das 14 às 18h – Povoado do Lopes(Escola)

10/07 das 08 às 17h – Sede – Escola M. José Coriolano.

O Plano entra em vigor a partir de 2018 e tem validade de quatro anos.