10 de Julho

Ouricuri realizou a 9ª Conferencia Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Ouricuri através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na manhã desta quinta-feira 06 de julho, as 08:00h, no Salão Paroquial de São Sebastião a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social do município com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS” (Sistema Único de Assistência Social), o evento é de grande importância para o crescimento para o município.

A programação foi a seguinte:

09:00 Mesa de Abertura

10:00 Exposição do Tema: “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”
Palestrante: Dra. Patrícia Nogueira Aqui, Bacharel em Serviço Social pela universidade UFPE, pós-graduada em instrumentalidade técnica do serviço social e assistente social no INSS OURICURI-PE

Palestrante: Dra. Maria Tereza Ferreira Gomes do Nascimento Galindo, Mestre em educação pela UFPE, Analista do Seguro Social INSS, gerente da agencia do INSS em Bodocó-PE e educadora do INSS.

11:00 Debate
11:20 Intervalo
11:40 Trabalho de grupo para levantamento das propostas por eixos.

Estiveram presentes o prefeito Ricardo Ramos, a secretaria de assistência social e primeira dama do município Karol Barros, a vice prefeita Gildevania Melo, a presidente do conselho municipal de assistência social e representante do governo municipal Efigênia Moreira, o representante do CAATINGA Mario José, o secretário de administração Ramildo Ramos e a diretora geral de assistência social Valdenora Freire e a sociedade.

9ª conferencia municipal de assistência social tem por objetivo analisar, propor e deliberar com base na avaliação local reconhecendo-a com responsabilidade de cada ente federado e eleger delegados para a 12ª conferencial estadual de assistência social, e se dividiu em 4 eixos.

EIXO 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.

EIXO 2: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS

EIXO 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.

EIXO 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidade dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

ASCOM – Assessoria de Comunicação