HOME NOTÍCIAS
VOLTAR

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO

13 de Fevereiro

OURICURI: Secretaria Municipal Educação realiza com sucesso a I Jornada Pedagógica 2023

Ocorreu nos dias 07, 08 e 09 de fevereiro a I Jornada Pedagógica 2023, promovida pela Prefeitura de Ouricuri, através da Secretaria Municipal de Educação, com o tema: Educação em Ação – da teoria à prática. Durante os três dias de evento, ocorreram palestras com temas diversos que estão alinhados com os desafios contemporâneos da educação, aliados com as oportunidades de aprendizagem que as novas ferramentas educativas podem proporcionar à comunidade acadêmica. Para a realização do evento, o município contou com parceiros como o Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Ouricuri, SEBRAE – Unidade de Negócios do Sertão do Araripe e Editora FTD. Estiveram presentes na abertura oficial o prefeito Ricardo Ramos, a secretária municipal de educação Luciene Silva, juntamente com a equipe pedagógica e administrativa da secretaria, o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (SINDSEP) Jhone Monteiro, diretor geral do IF Campus Ouricuri Paulo Alvacely, a vereadora Adelúcia Cléa e o educador de trânsito Ricardo Sampaio. As ações ocorreram no Auditório do IF Sertão Campus Ouricuri e Auditório da Faculdade Felipe Coelho.

 

No primeiro dia (07), a palestra IDEB em Foco foi proferida pelo professor mestre Andrey Borges (IF Sertão Campus Ouricuri), apresentando ferramentas de interpretação, monitoramento e uso dos resultados das avaliações externas, provocando discussões acerca dos indicadores e suas implicações no cotidiano das escolas e do trabalho da educação em todo o seu contexto. No período da tarde, um momento marcante na história das formações continuadas do município: A palestra “SUPERAR – Um Novo Olhar para a Educação, apresentada pela equipe do projeto Rolê Empreendedor, liderado pelos palestrantes Roberto Montanha e Dani Amaral, com a participação do mágico Crispim. Foi uma tarde inesquecível, em que, de forma bem humorada, motivadora e direcionada para comportamentos empreendedores, os palestrantes envolveram o público com histórias de superação e incentivo a continuar acreditando nos sonhos e fazendo o melhor com as condições que se tem.

 

No dia seguinte (08) foi a vez das Teorias da Aprendizagem darem o tom das discussões, apresentadas de forma clara e contundente pela professora mestra Elyara Oliveira e, logo após, os Projetos Político Pedagógicos foram o tema de reflexão e discussão junto aos professores, diretores e coordenadores pedagógicos, com a brilhante apresentação da professora mestra Antonia Chaves (ambas professoras do IF Sertão – Campus Ouricuri). À tarde foi a vez das técnicas pedagógicas e especialistas Fabíola Lins (avaliações externas), Edina Carla (linguagens) e Cristianny Bezerra (matemática) realizarem a palestra “Descrição Pedagógica dos Padrões e Níveis de Desempenho das Avaliações Externas”, tendo conduzido com excelência as apresentações, de forma clara e contextualizada com o planejamento pedagógico escolar, fechando com sucesso o segundo dia.

 

No último dia de evento (09), pela manhã, o público da Educação Infantil participou de uma excelente programação voltada ao mundo da Robótica Educacional, com a palestra seguida de oficina: “A Robótica Educacional como Recurso Pedagógico na Educação Infantil”, ministrada pela professora mestra Cláudia Juliette (IF Sertão – Campus Ouricuri). Foi uma manhã bastante produtiva e impactante, com a participação bastante ativa dos professores e a excelente condução da palestrante/oficineira.

 

Diante de todo o contexto da formação, a sensação de sucesso ficou evidente em cada ação efetuada, com a gratidão da equipe da Secretaria Municipal de Educação pela vinda em massa dos professores, diretores e coordenadores. No segundo semestre haverá mais um momento de formação continuada.

 

 

ASCOM

CONFIRA MAIS FOTOS DESTA NOTÍCIA: