17 de Novembro

Ouricuri vivencia a 9ª Conferência Municipal de Saúde

Aconteceu na quinta-feira, 11 de novembro, em Ouricuri a 9ª Conferência Municipal de Saúde com o tema “Gestão de Qualidade e Compromisso com o SUS: Desafio para o Futuro”. O evento foi realizado no Salão Paroquial da Matriz de São Sebastião no centro da cidade, e contou com a presença dos profissionais da área de saúde e órgãos parceiros no âmbito municipal e estadual sediados em Ouricuri.

Estabelecidas em 1988 pela Lei Federal 8.142, as Conferências de Saúde funcionam como fóruns de deliberação e discussão de diretrizes para a saúde pública para os quatro anos seguintes. O conjunto de instruções é proposto pelos participantes dos encontros, promovendo ampla participação popular.

Esses encontros estimulam a participação social e o protagonismo do cidadão na formulação de instruções que guiarão a execução de políticas públicas, conforme os anseios dos usuários.

A abertura oficial da Conferência aconteceu com a fala da Secretária de Saúde, Gardielle Andrade, seguido da fala do Gestor Municipal, Ricardo Ramos, explanando sobre o objetivo do evento e os desafios para se levar saúde de qualidade à população Ouricuriense.

O evento foi composto por palestras, oficinas e encaminhamentos, bem como a participação da sociedade civil e dos profissionais de saúde envolvidos com propostas para melhorar o atendimento em saúde.

É nos espaços das Conferências que a sociedade se articula para garantir os interesses e as necessidades da população na área da Saúde e assegurar as diversas formas de pensar o SUS, assim como para ampliar, junto à sociedade, a disseminação de informações sobre o Sistema, para fortalecê-lo.