25 de Outubro

Tribunal de Justiça de Pernambuco implanta Vara Criminal em Ouricuri

Em cerimônia realizada na quarta-feira, 20 de outubro, na sede do Fórum da Justiça Estadual foi implantada a Vara Criminal da Comarca de Ouricuri/PE.

Até então, o Fórum contava com duas Varas, as quais eram responsáveis pelo processo e execução de ações cíveis e criminais. Agora com a criação Vara Criminal, espera-se que a tramitação processual seja mais rápida, razão pela qual toda sociedade sai ganhando.

As varas criminais que funcionam nos fóruns dos tribunais da Justiça Estaduais e Federal são chefiadas por juízes e encarregadas de processar e julgar pessoas acusadas de cometerem crimes.

O evento foi presidido pelo Desembargador, Dr. Fernando Cerqueira Norberto dos Santos, que em seu discurso elogiou a cidade, na qual já atuou por dois anos como juiz da comarca local, anunciou a pretensão de iniciar a construção da sede própria para o Fórum Josué Custódio Albuquerque, ainda em 2022.

Para a construir a sede própria do Fórum da Justiça Estadual, são necessárias diversas que diversas parcerias sejam firmadas, das quais a mais esperada é a doação do terreno pelopelos municípios que integram a comarca – Ouricuri – Santa Cruz e Santa Filomena.

O desembargador também anunciou os nomes dos magistrados que inicialmente estarão à frente da nova Vara Criminal, sendo o atual Juiz de Ouricuri, Dr. Carlos Eduardo Mathias e o atual juiz auxiliar de Bodocó, Dr. Reinaldo Paixão. Ainda segundo o Desembargador, a previsão é que em 2022, sejam nomeados juízes titulares para dá celeridades aos mais de 4 mil processos parados na jurisdição de Ouricuri/PE.

Na oportunidade, estiveram presentes o promotor de justiça, Dr. Manoel Dias da Purificação Neto, o prefeito de Ouricuri, Francisco Ricardo Soares Ramos, a prefeita de Santa Cruz, Eliane Soares, representantes do Deputado Estadual, Antônio Fernando, o representante do Juiz de Direito da Comarca de Ouricuri, Dr. Carlos Eduardo das Neves Mathias, o Juiz da Comarca de Bodocó, Dr. Reinaldo Paixão Bezerra Júnior, o presidente da Sub Seccional da OAB Araripe, Dr. Giancarlo Barbosa, o comandante do 7º BPM, Ten. Cel. José Ivanildo de Moura Júnior, delegado titular da 200ª Circunscrição de Ouricuri, Cleidenir Moraes, a delegada seccional da 24ª DESEC Dra. Katyanna Muniz Alencar Leite, o presidente da Câmara de vereadores,Airan Severo, advogados e a sociedade civil.