25 de Agosto

Ouricuri realiza a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social

A Conferência Municipal aconteceu no dia 19 de agosto, no Salão Paroquial São Sebastião e teve como tema “Assistência Social: Direto do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

O evento ocorreu durante todo o dia, foram realizadas atividades em grupo para trabalhar os eixos da Conferência, na qual teve como objetivo analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado, e eleger Delegados (as) para a XIV Conferencia Estadual de Assistência Social de Pernambuco.

Esteve frente ao evento, o prefeito, Ricardo Ramos, que foi representado pelo coordenador de cultura, Cezar Milton e a secretária de Ação Social, Karol Barros, representada por Valdevânia Coelho e a Conselheira Tutelar, Cícera Monteiro.

A Conferência foi direcionada por Efigênia Moreira, representando a secretaria de Ação Social, e coordenada pelo presidente do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, Alcimar da Silva Souza, que ministrou a palestra no período da manhã e conduziu os trabalhos apresentados de cada eixo.

No período da tarde, foram trabalhados os seguintes EIXOS: 1. A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades; 2. Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromisso e corresponsabilidade dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais; 3. Controle social: o lugar da sociedade civil no Sistema Único de Saúde - SUAS e a importância da participação dos usuários; 4. Gestão e acesso às seguranças sociassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transparência da renda como garantia dos direitos socioassistenciais e proteção social; 5. Atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências.