01 de Junho

Secretaria de Saúde realiza exames de ultrassonografia

Nesta segunda(31), a prefeitura através da secretária de saúde deu início ao projeto de ultrassonografias em diversos seguimentos, começando no PSFs do Pradicó e Santa Rita se estenderá para outras comunidades.

O aparelho de ultrassom é usado principalmente em gestantes como parte do pré-natal ou no rastreamento de males em recém-nascidos, além de servir como primeira avaliação do estado de órgãos internos, como o fígado e os rins. Nas mulheres, o ultrassom transvaginal analisa o útero, ovários e colo uterino.

A secretária municipal de saúde, Gardielle Andrade enfatizou que o bom gerenciamento do SUS no município faz com que Ouricuri tenha uma rede de atendimento fortalecida, com médicos, recursos e aparelhos próprios, além de prestadores conveniados. “A atitude do prefeito Ricardo Ramos, é de suma importância, porque atende às gestantes que muitas vezes não têm condições de pagar o exame. Além de não permitir fila de espera, o atendimento possibilita que seja feito o acompanhamento pré-natal. O ultrassom é realizado para visualizar as características do feto, detectar possíveis anomalias, má-formação e posicionamento do feto, no intuito de identificar o tipo de parto”. Além de beneficiar a população em geral, pois também é empregado para traçar uma primeira avaliação do estado de órgãos internos, como o fígado e os rins, entre outros.

“Uma grande novidade para a nossa população. Iniciamos hoje o atendimento itinerante de USGs na zona rural do nosso município. Hoje, nosso projeto da secretaria municipal de saúde teve a satisfação de ofertar 36 USGs. Dessas, realizamos ultrassonografias obstétricas, partes moles, vias urinárias e demais… Na certeza que seguiremos avançando pra uma saúde melhor em nossa Ouricuri.” O “projeto” pretende contribuir para uma contínua melhoria do acesso e da qualidade na Atenção Básica, garantindo um cuidado integral em articulação com toda a rede de saúde. O prefeito disse ainda que os trabalhos que estão sendo realizados na área da saúde. “Com otimização e organização dos recursos, tem sido possível investir ainda mais na saúde." Destacou o gestor municipal.

Por Chico César
Fotos: Hércules Félix