19 de Janeiro

Dia histórico: Município de Ouricuri recebe vacinas para iniciar imunização contra a Covid-19

Sob forte esquema de segurança, o município de Ouricuri no Sertão do Araripe recebeu nesta terça-feira (19) na IX Geres o primeiro lote das vacinas Coronavac/Butantan de combate à Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde deve iniciar a vacinação logo que a gerência regional distribuir os lotes aos municípios.

O Prefeito Ricardo Ramos, a Primeira Dama Karol Barros e a Secretária Municipal de Saúde Gardielle Andrade participaram do ato tão esperado para as famílias ouricurienses. “Eis que chega o grande dia! Após cerca de 10 meses de pandemia, a esperança chega ao nosso município. Estamos cuidando de todos os detalhes para garantir maior eficácia nesta que será a maior Campanha de Vacinação da história do nosso município. Viva à ciência!”, comemorou o Prefeito Ricardo Ramos

Visivelmente emocionada, a Secretária Municipal de Saúde Gardielle Andrade reiterou que a campanha se dará por fases. “As nossas Unidades Básicas de Saúde já estão preparadas para iniciar a qualquer momento a vacinação. Porém, nesta primeira fase, como determina o Plano Nacional de Imunização, precisamos vacinar os grupos de risco como profissionais de saúde, idosos a partir dos 75 anos, idosos a partir dos 60 e que residam em asilos e indígenas. A pandemia não acabou! Continue tomando todos os cuidados e projeta a sua vida e a vida de quem você ama!”, explicou a Secretária.

Para a Primeira Dama e Secretária Municipal de Assistência Social Karol, este é um dia histórico. “O mais importante de tudo é agradecermos a Deus por esta benção na vida de nossa gente que tanto tem sofrido com esta pandemia e parabenizar todos os profissionais de saúde que atuam na linha de frente. O sonho está próximo de se realizar. Viva a ciência! Valorize o SUS!”,

Plano Nacional de Imunização

Nesta primeira fase, serão imunizados profissionais de saúde, idosos a partir dos 75 anos, idosos a partir dos 60 e que residam em asilos e indígenas. Idosos de 60 a 74 anos serão vacinados na segunda fase.

Para a terceira fase, serão imunizadas pessoas acima de 18 anos com comorbidades, pessoas com deficiência permanente severa, trabalhadores da educação, comunidade tradicional ribeirinha, profissionais das forças de segurança e salvamento e caminhoneiros.

Na quarta e última fase, receberão a vacina trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e fluvial, trabalhadores de transporte aéreo, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privatização de liberdade.

Os imunizastes estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do município e a distribuição obedecerá rigorosamente cada fase, como prevê o Plano Nacional de Vacinação.

Da Assessoria de Comunicação
Fotos: Hércules Félix