18 de Janeiro

Ouricuri se prepara para início da vacinação contra a Covid-19. Saiba quem receberá na primeira fase

O município de Ouricuri, no Sertão de Pernambuco, está se preparando para o recebimento e início da aplicação das vacinas Sinovac/Butantan e Astrazeneca/Fiocruz contra a Covid-19, seguindo o Plano Nacional de Vacinação. As agulhas e seringas suficientes para as duas primeiras fases da campanha já foram recebidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Nesta primeira fase, serão imunizados profissionais de saúde, idosos a partir dos 75 anos, idosos a partir dos 60 e que resida em asilos e indígenas. Idosos de 60 a 74 anos serão vacinados na segunda fase.

Para a terceira fase, serão imunizadas pessoas acima de 18 anos com comorbidades, pessoas com deficiência permanente severa, trabalhadores da educações, comunidade tradicional ribeirinha, profissionais das forças de segurança e salvamento e caminhoneiros.

Na quarta e última fase, receberão a vacina trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e fluvial, trabalhadores de transporte aéreo, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privatização de liberdade.

Visivelmente emocionada, a Secretária Municipal de Saúde Gardielle Andrade comemorou o resultado. “Eis que chega o momento mais aguardado por todos os brasileiros. Essa vacina é por vocês e por todos os profissionais de saúde. Viva à ciência”, disse. Para o Prefeito Ricardo Ramos, o início da vacinação não representa relaxamento das medidas de combate à Covid-19. “Mais do que nunca, devemos continuar mantendo todos os cuidados necessários para que não percamos mais vidas em decorrência da pandemia”, lembrou o Prefeito.

Os imunizastes serão aplicados em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, obedecendo rigorosamente cada fase, como prevê o Plano Nacional de Vacinação. A previsão é que se inicie ainda nos próximos dias  a disponibilização dos imunizastes.

Da Assessoria de Comunicação