08 de Janeiro

Prefeito Ricardo Ramos tem seu primeiro contato com os moradores do Juá, mais novo Povoado de Ouricuri

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística realizou levantamento de demarcação que mostrou que o Povoado Juá pertence a Ouricuri-PE. O vilarejo era administrado a muito tempo pela prefeitura de Trindade-PE. A discussão já se arrastava a décadas e era dúvida pra muitos a qual município pertencia a comunidade, depois de estudos do IBGE solicitando a correção do mapa dos municípios, confirmou que o povoado do Juá é território ouricuriense.

Uma parte do Juá contemplava Trindade e com a nova demarcação de terras feita, quando foram nos registros históricos e do advento do GPS (monitoramento por satélite), uma comissão de Ouricuri e Trindade se reuniram e foram ver essa nova demarcação, mostrando que todo o Juá fica realmente dentro do município de Ouricuri. O IBGE chamou as Prefeituras para identificar que a partir desse ano de 2020, mesmo que a população do Juá fale que lá pertence a Trindade, o próprio GPS identificará que lá pertence a Ouricuri e não a Trindade, ou outro município mais próximo.

O prefeito de Ouricuri, Ricardo Ramos, a vice-prefeita Drª Gildevania Melo, os vereadores, Adelucia Clea, Giba, Iran Severo, Ivaldo Jota e Nanias de Santa Rita. O vereador de Trindade, Maurício Elias e o secretário Charles Gerlane (Administração Trindade), os secretários municipais de Ouricuri, Karol Barros(Sec. Assistência Social/Primeira dama), (Eliana Guedes(Educação), Gardielle Andrade(Saúde), Ramildo Ramos(Administração), Ronivon Ferreira(Transporte), Geovania Melo(Finanças), Ideval Alves(Agricultura), e o diretor de obras Edmundo Cavalcante, participaram de uma audiência pública no Sítio Juá, na Escola Municipal Belarmino José da Silva. O encontro com os moradores aconteceu após estudo realizado pelo IBGE confirmar que a comunidade pertence a Ouricuri e não a Trindade.

A audiência pública foi realizada a pedido do prefeito Ricardo Ramos junto aos moradores do Juá, para ter o seu primeiro contato com toda comunidade, onde foram elencados os principais problemas da localidade, e o prefeito juntamente com toda sua equipe de governo presente, se comprometeu a fazer um planejamento e, no primeiro momento, priorizar os serviços básicos.

Após a reunião, o prefeito, a vice-prefeita, vereadores e secretários, estiveram visitando outras famílias que não puderam participar da reunião, e também andaram por algumas ruas do povoado, observando de perto quais as primeiras prioridades da localidade.

Por Chico César
Fotos: Hércules Félix