20 de Dezembro

IF Sertão de Ouricuri é apontado como uma das principais instituições educacionais do Araripe

O Instituto Federal de Ouricuri – IF Sertão já comemora os resultados positivos deste sua implantação, sendo responsável por qualificar a mão de obra oferecendo cursos técnicos e profissionalizantes para todo o Sertão do Araripe. O instituto é mais uma conquista do Prefeito de Ouricuri Ricardo Ramos que beneficia não apenas o ouricuriense, como também todo o Sertão do Araripe.

Criado nos termos da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, o IF Sertão é uma instituição de educação superior, básica e profissional especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas, que visa melhorar a ação sistêmica da educação, interiorizar e socializar o conhecimento, popularizar a ciência e a tecnologia, desenvolvendo os arranjos produtivos sociais e culturais locais, com foco na redução das desigualdades sociais inter e intrarregional.

Segundo o Prefeito Ricardo Ramos, a conquista não foi tão fácil. “Travamos uma grande luta e graças às várias articulações, conseguimos trazer para Ouricuri o Campus do IF Sertão, uma da instituições de ensino mais respeitadas do país, que hoje é responsável por alavancar o desenvolvimento através da qualificação de nossos jovens”, contou o Prefeito de Ouricuri Ricardo Ramos.

Para a Professora Mabele Jesus, o papel do Instituto Federal não é apenas promover o ensino de qualidade, mas também de trazer a pesquisa e a extensão. “O IF tem um papel muito importante no desenvolvimento da região, uma vez que oferece investimentos em tecnologia, cursos técnicos, profissionalizantes e de nível superior”, contou ela. Segundo a professora, “Ouricuri vem crescendo muito, porque novos profissionais são formados e eles estão fazendo muito bonito”, pontuou.