03 de Dezembro

Médicos do Programa ‘Mais Médicos’ são recepcionados em Ouricuri

A Secretária Municipal de Saúde Gardielle Andrade participou nesta segunda-feira (3) de uma recepção especial aos 12 dos 16 novos médicos oriundos do Programa Mais Médicos que deverão fortalecer a Atenção Básica do município de Ouricuri, Sertão de Pernambuco. Os novos profissionais, todos brasileiros, atuarão nas Unidades Básicas de Saúde da Zona Urbana e Rural a partir desta semana.

A chegada dos novos profissionais se deu há pouco menos de um mês quando o Governo de Cuba anunciou à saída do programa e, consequentemente, a volta imediata de profissionais que atuavam no Brasil. A motivação para a tomada da decisão veio após declarações do Presidente Eleito Jair Bolsonaro, onde criticou duramente o Governo Cubano e defendeu o pagamento integral aos profissionais cubanos (cerca de 70% do valor era destinado ao Governo de Cuba), o direito de trazer os familiares ao Brasil e a revalidação do diploma.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Ouricuri deverá receber ainda mais 04 novos profissionais. “Comemoramos hoje a chegada de 12 médicos em Ouricuri, entretanto, aguardamos o preenchimento de mais 04 vagas, garantidas pelo Programa”, explicou a Secretária. O Prefeito Ricardo Ramos demonstrou entusiasmo com a vinda dos novos profissionais. “A população aguardava ansiosa por este dia! É comum ouvirmos diariamente a insatisfação de grande parte da população, principalmente na Zona Rural, pela falta de médicos nas Unidades de Saúde, problema este que agora está sendo resolvido de vez por todas”, comemorou o Prefeito.

No Brasil, o programa ampliou à assistência na Atenção Básica e conta com 18.240 vagas em mais de 4 mil municípios do Brasil, levando assistência para cerca de 63 milhões de brasileiros. Os profissionais recebem bolsa-formação (atualmente no valor de R$ 11,8 mil) e uma ajuda de custo inicial entre R$ 10 e R$ 30 mil para deslocamento para o município de atuação. Além disso, todos têm um auxílio moradia e a alimentação custeadas pelas Prefeituras.