30 de Novembro

Atleta ouricuriense Samuel conquista 3 medalhas nas Paralimpíadas Escolares

O paratleta Alfredo Samuel, 15 anos, conquistou 2 medalhas de ouro nas competições de Lançamento de Disco na Corrida 75m, 1 de prata no Lançamento de Dardo, nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo – SP. O jovem representou Pernambuco na mais importante competição paraolímpica do Brasil.

Estudante da Escola de Referência São Sebastião, Samuel tem a perna direita menor. “Tudo começou quando eu ainda era criança. Ao brincar em casa, fraturei o fêmur. Após a recuperação, minha mãe percebeu que eu estava andando de forma diferente e se tornava ainda mais evidente com o passar do tempo”, lembrou.

Ao chegar na Escola de Referência São Sebastião, o jovem conta que descobriu seu propósito de vida. “Conheci o professor Ramon Tavares e ele percebeu que eu era diferente e me convidou para treinar. Ramon sempre entendeu minhas limitações e me incentivou a superá-las. Conheci o atletismo e me apaixonei”, explicou. O estudante do 1º ano conta que sofreu bullying devido à forma diferente de andar, e que isso foi nunca problema. “A vida me ensinou a nunca desistir”, disse.

Com dificuldades financeiras, o Samuel encontrou o apoio necessário com o Prefeito de Ouricuri Ricardo Ramos e com a Primeira Dama e Secretária Municipal de Assistência Social Karol Barros. “Eles nos ajudaram a chegar até lá! Voltei para Ourcuri com três medalhas e muitas outras oportunidades de continuar subindo na vida. Só tenho a agradecer a minha escola em nome do Professor Ramon Tavares, por ter essa preocupação de inclusão à pessoa com deficiência. E claro, à Karol e Ricardo, por terem me ajudado bastante”, disse Samuel.