20 de Novembro

Prefeito Ricardo Ramos participa de evento em comemoração ao Dia da Consciência Negra

A Prefeitura de Ouricuri através da Secretaria Municipal de Educação promoveu durante esta terça-feira (20) no Centro de Artes e Esportes Unificados – CEUS um encontro para celebrar o Dia Internacional da Consciência Negra. A data é voltada para valorizar a cultura africana e também para acabar de vez com o preconceito racial, proposta abraçada também pelos estudantes da rede municipal de ensino de Ouricuri.

O Prefeito de Ouricuri Ricardo Ramos e assessores fizeram uma visita surpresa ao evento. Em discurso, o Chefe do Executivo lembrou da importância de grandes personalidades da história mundial e também da região que hoje são exemplos de luta e perseverança como Nelson Mandela, Barack Obama, Milton Nascimento e o Rei do Baião Luis Gonzaga. "Não podemos deixar que o Dia da Consciência Negra passe em branco. Não podemos deixar de trabalhar o assunto em sala de aula, mostrar para nossos estudantes a importância de respeitar o próximo, independente de cor ou condições sociais. Temos que alimentar os sonhos das nossas crianças, que, muitas das vezes, ficam escondidos por causa do medo do preconceito que, infelizmente, ainda é tão presente em nossa sociedade", disse Ricardo.

Segundo a Secretária Municipal de Educação Eliana Guedes, o trabalho de consciência negra precisa estar presente no dia a dia das unidades de ensino. “Precisamos trabalhar a mesma como um projeto político-pedagógico, destacando a cultura, a história e a identidade negra para que as pessoas se vejam nas histórias infantis e em outras representatividades da cultura negra. E o mais importante: que a data seja uma forma de trazer visibilidade ao povo negro", destacou.

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra homenageia Zumbi, um africano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade. Mais tarde voltou para sua terra natal e se tornou líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695.

O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil.

Da Assessoria de Comunicação