26 de Junho

Prefeitura de Ouricuri realiza São João Cultural resgatando tradições

O São João das  Tradições é projeto da Coordenadoria de Eventos Culturais da Prefeitura de Ouricuri, e acontece na sede e zona rural do município, teve inicio último dia 15/06 no Povoado de Santa Rita e vai até 21/07 no sítio Cancelas. O prefeito Ricardo Ramos já é marca registrada nos eventos, junto com o povo e no meio do povo. De acordo com o prefeito Ricardo Ramos, a festividade do São João ela traz embutida todo um sentido profundo do simbolismo, “desta identidade que nós temos dos interiores do país, especialmente aqui no Nordeste e na região do semiárido”, pontua o prefeito, acrescentando, “então, desde que assumimos a gestão do município, nos preocupamos muito em permitir que essa cultura própria, da manifestação popular, ela significasse pra gente também uma oportunidade de resgate daquelas coisas mais singelas do dia-a-dia do sertão, do dia-a-dia da nossa cultura aqui”, afirmou.

De acordo com a Coordenação Municipal de Cultura, toda a festa foi pensada juntamente com as comunidades, com foco nas tradições do povo de Ouricuri. “O São João veio perdendo algumas tradições ao longo dos anos, enfraquecendo, as bandas de pífanos perderam força porque os participantes infelizmente falecem e não têm a preocupação de colocar sucessores”, ressaltando ainda que o atual governo desde o ano passado vem com a proposta de inovação para o São João da cidade. “Inovar e resgatar. A palavra de ordem é resgate cultural. Estamos valorizando firmemente as tradições culturais, que é a festa do povo nordestino”, destaca o Coordenador Cézar Milton.

O evento continua no dia 27/06 na sede do município na praça de eventos com o concurso de quadrilhas e shows com Baião Mais Eu e Ébano Nunes, dia 28 ainda no cento da cidade teremos novamente o concurso de quadrilhas e shows com Leninho de Bodocó e Jorge do Acordeon, 1° de julho no povoado Vidéu, onde sobem ao palco Demetrio, Marcelo Lima e Érika Diniz. No dia 7 de julho será a vez do distrito de Barra de São Pedro receber exibições de Forró do Bob, Véi da Pisadinha e Ciel Rodrigues. O São João das Tradições segue para o Povoado dos Lopes em 14 de julho, com Genivaldo Silva, Rildo do Acordeon e Ranieri e banda. As festividades terminam no sítio Cancelas, no dia 21 de julho, com shows de Jorge do Acordeon e Flávio Leandro.