18 de Junho

Secretaria de Educação de Ouricuri promove Concurso de Leitura – Projeto LER BEM

Ocorreu na manhã desta quinta-feira (14) a etapa seletiva municipal da 3ª Edição do Concurso Ler Bem, parceria da Secretaria Municipal de Educação de Ouricuri com a Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores – ASPA.

O concurso tem o objetivo de incentivar o gosto pela leitura e o surgimento de novos talentos nas unidades escolares municipais, entre os alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental I, com limite de idade de 10 anos. Nesta etapa, o município efetivou a escolha de um representante que irá representar a Rede Municipal de Ensino na Etapa Regional – Semifinal, na cidade de Salgueiro, no próximo dia 30 de junho. O estudante vencedor desta etapa já terá garantido o recebimento de um aparelho Tablet durante o evento regional.

Os critérios a serem avaliados na seleção são: entonação da voz, espontaneidade e pausas na pontuação durante a leitura do texto. Para compor a mesa avaliadora, foram convidadas as professoras Elisabeth Pimentel, Iraete Alves, Solange Lima e a psicóloga do Centro de Testagem e Aconselhamento/CTA, Daysse Costa.

A secretária municipal de educação, professora Eliana Guedes, esteve presente agradecendo e parabenizando os estudantes, os pais ou responsáveis e os professores pelo estímulo a leitura das crianças, bem como ressaltou a importância da realização de projetos como este para mobilizar a rede de ensino quanto a importância da saber ler e escrever já nos primeiros anos escolares.

Os diretores e professores das escolas participantes estiveram presentes, dando apoio e suporte aos estudantes participantes. Abaixo, a lista de escolas e alunos que participaram da seleção:

Lyvia Ferreira Nascimento Altina Maria de Almeida

Higor Raphael de Carvalho Prof. Aldo Aquino Bezerra

Luciele Maiane Pereira de Oliveira Profª. Maria das Graças

Maria Catharina Rodrigues Coelho Moyses Mendes da Costa

Antes do início das leituras oficiais, foi feita a leitura de um livro infantil através da estudante Sarah Senshi, do Pré-Escolar I da Escola Municipal Minervino Damasceno Coelho, conduzida pela professora Elayne, para leitura do livro “O Lobo Mal não Morde”. Em seguida, foi apresentada uma dramatização sobre a história da “Chapeuzinho Vermelho”, conduzida pela professora Valdinete (Netinha), da Escola Rural Ouricuri/ERO.

Após realizadas as leituras por parte dos selecionados na etapa escolar, e após a análise dos avaliadores, deu-se o seguinte resultado:

1º COLOCADO: Nicassio Silva de Alencar (Grupo Escolar Povoado Extrema)

2º COLOCADO: Maria Izabel Nunes de Oliveira (Escola Rural Ouricuri/ERO)

3º COLOCADO: Luciele Maiane Pereira de Oliveira (Escola Profª Maria das Graças Times Pimentel e Silva)

A etapa Semifinal ocorre no dia 30 de julho, na cidade de Salgueiro. Confira mais fotos do evento:

ASCOM - Colaboração Prof. Humberto Lacerda