SECRETARIA DE ADMINISTRAO

17 de Maio

Prefeitura de Ouricuri inaugura Centro de Artes e Esportes Unificados no Bairro do IPSEP

Na tarde/noite desta segunda-feira (14), no aniversário de 115 anos de emancipação politica do município de Ouricuri, a comunidade do Bairro do IPSEP, passou a contar com um novo espaço de lazer. É o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), que teve sua inauguração durante uma solenidade comemorativa com autoridades do Município, do Estado e do Governo Federal.

No local, já está sendo oferecidos espaços diversificados como bicicletário, área verde, espaço de ginástica e playground, quadra coberta, mesas para jogos de xadrez, salas de oficinas (teatro e artesanato), biblioteca, salão de conferência, sala multiuso, cine teatro, telecentro e de coordenação. Junto ao CEU, funciona também o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que oferece para a comunidade, serviços vinculados às políticas de assistência social do Município, o espaço recebeu o nome de dona Inaura Coriolano, ex-primeira dama por duas vezes, indicação do Vereador Giba, que é justificada pela história de serviços prestados à Ouricuri.

A solenidade de inauguração contou com a presença da comunidade e com atividades artísticas, apresentações de bandas marciais e/ou fanfarras e sorteios de prêmios em comemoração ao dia das mães. Na oportunidade, o prefeito Ricardo Ramos, destacou a importância de inaugurar o espaço, como forma de oferecer um local de lazer e integração.

“Governar é elencar prioridades. Estamos caminhando aos poucos. Sabemos que este projeto demorou a sair, mas estamos aqui, consolidando um grande compromisso. Queremos que a comunidade desenvolva o sentimento de pertencimento e ajude a manter e zelar por este espaço”, enfatizou o prefeito.

“Quanto maior for o envolvimento da comunidade, maior será o uso deste espaço. Nossa Gestão está extremamente feliz e realizada em fazer a entrega deste equipamento. Temos a certeza que o CEU fará a diferença na realidade desta comunidade e transformará vidas”, ressaltou a vice-prefeita Drª Gildevania Melo.

GESTÃO COMPARTILHADA

Por meio da parceria entre União e Municípios, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, estão sendo construídos 333 CEUS no país, com unidades já inauguradas nas cinco regiões do Brasil. O CEU de Ouricuri no sertão pernambucano foi o 161º espaço inaugurado no país. A gestão dos locais é compartilhada entre as prefeituras, a comunidade e a sociedade civil organizada, com a formação de um grupo gestor que fica encarregado fazer o planejamento da gestão e adequar o uso e a programação dos equipamentos. Na solenidade, o prefeito Ricardo Ramos entregou cinco veículos 0km para a comunidade ouricuriense, e assinou ordem de serviços para a pavimentação em calçamento de mais duas ruas dentro do programa Obra da Semana.

No evento, o secretário de Infraestrutura do Ministério da Cultura, Alfredo Bertini, destacou o empenho do Governo Federal, em parceria com os municípios, para viabilizar os espaços. Os gestores também destacaram a importância da comunidade se apropriar do local e ajudar a manter e zelar.

“O desafio maior é a manutenção desse espaço. É preciso o trabalho conjunto do Município e da comunidade. É de extrema importância que este equipamento não se perca com o tempo. Queremos que este espaço seja uma semente, que irá germinar e render muitos frutos, que serão as oportunidades de vida para esta comunidade, esse é um presente feito a várias mãos, pensando no bem-estar da comunidade, das crianças e jovens que vão usufruir deste espaço. Essa obra tem um impacto social muito grande, pois auxiliará na redução da violência, na melhora da qualidade de vida e será um espaço de transformação”, enfatizou Bertini.