SECRETARIA DE ADMINISTRAO

18 de Abril

Projeto Amigo do Peito realiza exames gratuitos de mamografia em Ouricuri-PE

Em mais uma ação, e visando oferecer à comunidade ouricuriense um trabalho de prevenção do câncer de mama, atendendo a demanda de exames especializados, a Secretaria Municipal de Saúde de Ouricuri–PE firmou, recentemente, um convênio com a Unidade Móvel de Mamografia Digital “Amigos do Peito”, que faz exames preventivos contra o câncer de mama, em mulheres de 50 a 69 anos de idade, e estar atendendo nesta segunda(17) e nesta terça(18), das 8:00hrs às 17:00hrs na Policlínica no bairro do IPSEP.

O prefeito, Ricardo Ramos, explicou que o objetivo da ação é promover a saúde das mulheres de Ouricuri e ainda explicar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. “A Secretaria de Saúde leva esta ação para todas as mulheres do município, com equipamentos de última geração, que permitem realizar exames de mamografia e tudo de graça”, explicou o prefeito.

Segundo a secretária de Saúde do município, Gardiele Andrade, os atendimentos estão sendo realizados na Policlínica no bairro do IPSEP, por meio da unidade móvel, que atende a 80 pessoas por dia, sendo 40 pela manhã, e mais 40 no turno da tarde”, disse Gardiele Andrade.

A secretária relatou que as mulheres selecionadas pra fazerem o exame de rastreamento devem ter entre 50 e 69 anos, em virtude de ser esta uma faixa etária, onde é mais fácil o surgimento do problema. Conforme a equipe responsável pela unidade móvel, a documentação básica pra quem for se submeter ao exame é a solicitação do mesmo, além dos documentos pessoais, a exemplo da carteira de identidade e o Cartão do SUS.

A secretária Gardiele, disse ainda, que esta é mais uma oportunidade para as mulheres ouricurienses fazerem a prevenção contra o CA de mama e acrescentou que a parceria acontece entre o Ministério da Saúde, a Unidade “Amigos do Peitos” e a prefeitura, esta última fazendo a contrapartida, com hospedagem, alimentação e outros apoios.

O prefeito, Ricardo Ramos, avalia como muito importante a ação preventiva contra o câncer de mama e alerta: “caso seja diagnosticado a tempo, o problema tem cura”, adverte o prefeito.

ASCOM-Assessoria de Comunicação