11 de Janeiro

Secretaria de educação de Ouricuri promove o I encontro com diretores da rede municipal de ensino 2018

No último dia 08 de janeiro, a Secretaria Municipal de Educação promoveu o 1º Encontro de Alinhamento Pedagógico e do Plano de Ação para execução no ano letivo 2018, junto aos diretores e secretários das escolas da Rede Municipal de Ensino. O encontro ocorreu no auditório da Escola Estadual São Sebastião.

Com o objetivo central de planejar o calendário letivo do corrente ano, o evento iniciou com o credenciamento e entrega dos kits do encontro, contendo a instrução normativa e calendário escolar.

No discurso inicial, a secretária municipal de educação, professora Francisca Eliana Guedes da Silva desejou boas vindas e externou a gratidão pelo êxito na execução das atividades realizadas no ano anterior, e de forma carinhosa entregou uma lembrancinha a cada um dos presentes. Colocou-se em pauta vários assuntos como: Projeto Político Pedagógico (PPP), Conselho Escolar e Censo Escolar. Em seguida, a diretora administrativa da secretaria, professora Francisca Mary Nunes da Luz Lopes reiterou a importância do correto lançamento de dados no censo escolar, em que cada instituição escolar deve-se atentar para a coleta de dados fidedignos no sistema e receber a documentação do aluno no ato da matrícula. Na oportunidade, Mary Nunes divulgou que o gestor municipal irá premiar alunos e escolas que se destacarem no ano em curso, por meio do rendimento escolar em consonância com a aplicação da avaliação em rede – SAMER, premiações estas que vão de ganhos de bolsa em cursos de inglês (CCAA) e até intercâmbio no Canadá, estratégia esta que muito beneficiará os alunos e consequentemente, sua ascensão cultural e pessoal.

O diretor de planejamento e projetos educacionais, professor Humberto Lacerda explicou sobre o acompanhamento do Formulário do Bolsa Família na Educação e suas implicações. Logo após, o assunto em questão foi o PDDE Interativo, que é uma ferramenta de planejamento da gestão escolar disponível para todas as escolas públicas e que precisa ser alimentado o sistema de cada instituição escolar. Outro assunto levantado por Humberto e a coordenadora de avaliação Betânia foi sobre a Nova Política de Alfabetização – o Mais Alfabetização – programa este destinado aos alunos do primeiro e segundo anos. Essa formatação responde a um cenário preocupante revelado pelos resultados da ANA de 2016, onde os estudantes permanecem estagnados em níveis insuficientes de leitura e em matemática a maioria encontra-se abaixo do nível desejável.

No segundo momento, a coordenadora pedagógica geral, professora Willian Oliveira Santos, apresentou-se de forma agradecida pela presença de cada um e pelo trabalho que vem realizando junto à gestão e, dando continuidade, foi colocado em discussão o planejamento do ano letivo, dentre as atividades de organização e divulgação das matrículas, formação de turmas, divisão das unidades didáticas, cronograma das avaliações, semana pedagógica, data da avaliação em Rede – SAMER, encontro família e escola, reunião administrativa e discussão do calendário letivo. Cada um foi explanado de forma clara em que se posicionaram frente cada item discutido.

O encontro foi encerrado com uma perspectiva de avanços significativos, tendo em vista a necessidade de um novo jeito de caminhar da educação municipal, a busca por soluções para os entraves e melhorias na estrutura das escolas e formação continuada dos profissionais da educação.