20 de Novembro

Secretaria Municipal de Educação realiza Seminário de Abertura do PNAIC

Ocorreu nesta sexta-feira (17) a abertura oficial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, no município de Ouricuri. Estavam presentes, além dos professores alfabetizadores, a secretária municipal de educação, Francisca Eliana Guedes da Silva, a coordenadora municipal do PNAIC, Francisca Alves de Almeida Costa e Sá, os diretores escolares Irleide Maria (anfitriã), Antônio Viana, Rita Ferreira e Lucimar Leonarda, bem como as orientadoras de estudos, equipe pedagógica e equipe administrativa da secretaria, Francisca Mary Nunes da Luz Lopes (diretora administrativa) e Humberto de Oliveira Lacerda (diretor de planejamento e projetos educacionais).

O programa é um compromisso formal assumido pelas três esferas de governo, visando assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Na abertura, foi realizada uma apresentação cultural com estudantes do Programa Novo Mais Educação, da Escola Municipal Dr. José Coriolano Sobrinho, conduzidos pelo monitor Ramírio Nunes.

Durante as falas, foi destacado a importância do PNAIC para a alfabetização e o letramento, além de uma convocação a todos os envolvidos no pacto para encarar os desafios que sempre são postos a educação em seus diversos contextos. Educação na base para um futuro de resultados significativos.

Também foram abordadas as temáticas do atual ciclo do PNAIC através das orientadoras Edina Carla e Edcleide Almeida, conduzindo os professores a reflexões acerca das ações a serem executadas e dos resultados a serem obtidos.

O início das atividades de formação está previsto ainda para este ano, a depender apenas de uma confirmação de agenda na próxima semana.