HOME NOSSA CIDADE História

A cidade de Ouricuri, surgiu no século passado, oriunda de uma fazenda de gado, suas terras pertenciam a dona Brígida Alecancar, possuidora de muitas léguas de terras, que não podendo cultiválas sosinha, resolveu vendê-las, sendo uma parte destas adquirida pelo casal João Goulart, que se estabeleceu na mesma, denominando-a de Fazenda Tamboril, sendo o referido casal, os primeiros habitantes de Ouricuri. Instalados na propriedade iniciaram o cultivo da terra e desenvolveram a criação de gado. Com o decorrer do desenvolvimento da pecuária, notaram a existência de uma localidade em suas terras e desenvolveram a criação de gado. Com o decorrer do desenvolvimento da pecuária, notaram a existência de uma localidade em suas terras, onde o pasto natural era bem mais abundante, então deslocaram o gado para este local, que denominaram de Aricuri. Com o progresso da propriedade e a grande hospitalidade do casal, começou a convergir novos moradores, iniciando-se assim, a povoação da nova comunidade.

Em 5 de abril de 1841, chegou Aricuri, o Pe. Francisco Pedro da Silva, vindo da cidade de Souza, na Paraíba, chegando, procurou a viúva Dona Maria Gulart, comparando à mesma uma posse de terra no valor de cem mil réis em Aricuri, com o fim de erguer uma igreja sob a invocação de São Sebastião, no passar do documento, o vigário mudou a denominação de Aricuri, para Ouricuri, nome atibuído a uma palmeira na região, conhecida por uns como Aricuri e outros Ouricuri.

O desenvolvimento da região, decorreu em face das atividades agro-pecuária e atividades religiosas, pois com a produção agropecuária veio o intercâmbio comercial e pela fé, o contato com o povo na propagação da religião católica.

Os primeiros passos da emancipação de Ouricuri, ocorreu na época do Império, pela lei provincial nº 125, de 30 de abril de 1844, foi criado o distrito de Ouricuri, por outra lei provincial a de nº 249, em 18 de junho de 1849, elevada o distrito à qualidade de município e transferia a sede do município de Exú, para o município de Ouricuri, dando-se sua instalação a 8 de novembro de 1850. Por força da lei estadual nº 606, de 14 de maio de 1903, foi a sede municipal elevada à categoria de cidade, na época não se sabe de quantos distritos se compunha porém da divisão administrativa de 1911, o município compunha-se dos distritos: Ouricuri, Barra de São Pedro, São Gonçalo (atual Araripina), Serra Branca e Sítios Novos (atual Santa Filomena).

Gentílico: ouricuriense

Formação Administrativa:

Distrito criado com a denominação de Ouricuri, pela lei provincial nº 125, de 30-04-1844. Elevado à categoria de vila com a denominação de Ouricuri, pela lei provincial nº 249, de 18-061849. Sede na povoação de Ouricuri. Constituído do distrito sede. Instalada em 08-11-1850. Pela lei municipal de 01-07-1893, são criados distritos de Barra de São Pedro, São Gonçalo, Serra Branca e Sítios Novos e anexado ao município de Ouricuri. Elevado à condição de cidade com a denominação de Ouricuri, pela lei estadual nº 606, de 14-051903. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 5 distritos: Ouricuri, Barra de São Pedro, São Gonçalo, Serra Branca e Sítio Novos. Pela lei municipal nº 46, de 10-01-1914, é criado o distrito de Morais e anexado ao município de Ouricuri. Pela lei municipal nº 51, de 23-01-1915, é criado o distrito de Santa Cruz e anexado ao município Ouricuri.

Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IXI-1920, o município aparece constituído de 8 distritos: Ouricuri, Barra de São Pedro, São Gonçalo, Serra Branca e Queimadas, Morais, Santa Cruz e São Félix. Menos o distrito de Sítio Novos. Pela lei estadual nº 1931, de 11-09-1928, desmembra do município de Ouricuri os distritos de São Gonçalo e Morais. Para formar o novo município de São Gonçalo.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 7 distritos:Ouricuri, Serra Branca, Santa Cruz, São Félix, Barra de São Pedro, Olho D Água e Queimadas. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituídode 7 distrito: Ouricuri, Barra de São Pedro, Olho D’ Água, Santa Cruz, Santa Filomena, Serra Branca e São Felix. Menos o distrito de Queimada e acrescido do distrito de Santa Filomena.

Pelo decreto-lei nº 235, de 09-12-1938, o município de Ouricuri perdeu o distrito de Santa Cruz para Vera Cruz, de São Felix. Para o município de Bodocó, distrito de Ôlho D’Água para o município de São Gonçalo. Ainda sobre o mesmo decreto o distrito de Barra de São Pedro, passou a denominar-se Imbiassaba. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 6 distritos: Ouricuri, Manacá, Munduri, Serra Branca e Cruz de Malta. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 6 distritos: Ouricuri, Cruz de Malta, Ipubi, Manacá, Munduri e Serra Branca. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela lei estadual nº 11263, de 29-09-1995, desmembra do município de Ouricuri o distrito de Santa Filomena. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído de 2 distritos: Ouricuri e Barra de São Pedro. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.