HOME NOSSA CIDADE Dados Demográficos
VOLTAR

Ouricuri é um município do estado de Pernambuco, no Brasil. Localizado no sertão pernambucano, ocupa uma área de 2 373,9 km² e representa 2,25% do Estado de Pernambuco. A sede do município tem uma altitude aproximada de 451 metros e coordenadas geográficas de 07°52'57 de latitude sul e 40°04'54 de longitude oeste, distando 620,6 quilômetros da capital. O município possui uma malha rodoviária privilegiada, sendo cortado pelas rodovias BR-316 e BR-122, ocupando posição central e de destaque na Região de Desenvolvimento do Araripe.

 

Atualmente, Ouricuri abastece pelo menos outras oito cidades da região (composta de 10 municípios) em bens e serviços, sendo sede de importantes instituições governamentais, bancárias e fiscais, e atraindo centenas de pessoas todos os dias. O município é formado pelos distritos Sede (Ouricuri), Barra de São Pedro, Santa Rita, Extrema, Cara Branca, Jacaré, Jatobá, Vidéu, Lopes e Agrovila Nova Esperança

 

 

Geografia

Limites: Norte: Bodocó, Exu. Sul: Santa Cruz, Santa Filomena. Oeste: Trindade, Araripina. Leste: Parnamirim e Bodocó

 

 

Hidrografia

O município está inserido na bacia hidrográfica do Rio Brígida. Seus principais tributários são os riachos: do Poti, São Pedro, Jatobá, Conceição, do Mel, da Lagoa, do Pau d'Arco, Novo, de Campos, da Maniçoba, do Frade, das Pedras, do Angico, do Manuíno, de São João, Caracuí, do Piau, da Quixaba, do Pradicó, Gravatá, do Capim Grosso, do Papagaio, Comprido, do Vavá, Mão Direita, da Lajinha, do Tapuio, do Junco, das Lajes, Cova do Anjo, da Urtiga, Serrote e Poço do Curral. Os principais corpos de acumulação são os açudes: Tanque, São Bento e Tamboril, além das lagoas dos Cavalos, do Desterro, do Rocha, Comprida, do Meio, do Pau em Pé, do Tatu e do Serrote. Todos os cursos d'água do município têm regime de escoamento intermitente e o padrão de drenagem é o dendrítico.

 


Clima

O clima é semiárido, do tipo Bsh. As chuvas, que costumam ocorrer entre dezembro e abril, são mal distribuídas ao longo do ano. No verão, é quente e chuvoso, com máximas de 32 °C e mínimas de 20 °C. No inverno, é ameno, com máximas de 29 °C com mínimas de 17 °C.

 

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), desde outubro de 1975 a menor temperatura registrada em Ouricuri (estação convencional) foi de 12,4 °C em 26 de julho de 1979,[13] e a maior atingiu 38,8 °C em 10 de setembro de 1997, 2 de outubro de 1997 e 13 de novembro de 2015.[14] O maior acumulado de precipitação registrado em 24 horas foi de 153,7 mm em 28 de novembro de 2005. Outros grandes acumulados foram 126 mm em 31 de dezembro de 2001. Outros grandes acumulados foram 119 mm em 5 de dezembro de 2005, 111,6 mm em 17 de janeiro de 2005, 109,1 mm em 6 de janeiro de 2002 e 109 mm em 23 de março de 2008

 

 

Relevo

Ouricuri situa-se na unidade dos Maciços e Serras Baixas, com altitudes entre 300 a 800 metros. Os maciços constituem-se em relevo pouco acidentado e em solos de alta fertilidade.

Essa unidade ocupa área expressiva nos Estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. É formada por maciços imponentes, que se caracterizam por relevo pouco acidentado, com solos de alta fertilidade, os quais são bastante aproveitados nas partes mais acessíveis do relevo.

 


Vegetação e Solo

A vegetação é composta por floresta caducifólia e caatinga hipoxerófila. Nos Topos e Vertentes de Relevos Ondulados, ocorrem os solos Brunizens, pouco profundos, bem drenados, textura argilosa e fertilidade natural alta. Nos Topos e Vertentes de Relevos Fortes Ondulados e Montanhosos, ocorrem os solos Litólicos, rasos, pedregosos, ácidos e de fertilidade natural média. Nos Fundos de Vales Estreitos, ocorrem os solos aluviais, profundos, moderadamente drenados e com fertilidade natural alta.

 


Economia

 

Ouricuri situa-se no Polo Gesseiro do Araripe. Nesta região, formou-se uma indústria extrativa deste mineral, responsável por 95% da extração de gesso no país. Na agricultura, os principais produtos são o umbu, o tomate e o angico. A agricultura de subsistência produz mandioca, feijão, milho, cebola. A extração de carvão vegetal, lenha e madeira em tora representam parcela significativa da economia. Na pecuária, predominam os gados bovino, ovino e caprino.